-
Arquitetos: ET.co
- Área: 30 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Omar López Bautista, Marcos Rojas Sosa
-
Fabricantes: Cemex, Helvex, Tecnolite
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta cabana é uma espécie de refúgio contemporâneo localizado em um espetacular terreno no sopé da Sierra Norte de Oaxaca, em San Andrés Huayápam, um pequeno vilarejo mexicano situado a cerca de vinte minutos de carro do centro da cidade principal. O local possui condições climáticas e paisagísticas imbatíveis, o que nos últimos anos tem levado ao aumento das visitas nos finais de semana, atraindo a presença de muitos novos residentes, locais e estrangeiros.
A cabana foi pensada como um abrigo temporário, com o essencial para estadias curtas. Um espaço privado mínimo para compartilhar a dois ou fazer uma pausa em sua própria companhia. É um pequeno elemento negro que repousa sobre um terraço natural com uma impressionante vista panorâmica sobre o vale e a cidade. O volume está situado na parte central da propriedade, numa zona rodeada de árvores e com um espaço livre. Vistas, luz, natureza e tranquilidade são a razão de ser do projeto.
Trata-se de uma construção de concreto de baixa manutenção, pintada de preto por fora para minimizar o impacto visual na paisagem; uma caixa fechada em três lados para manter a privacidade com uma extremidade totalmente aberta para a vista do vale e da cidade. O projeto surge de forma suave e tranquila, parecendo flutuar na paisagem por ter uma área de fundação menor que o corpo principal erguido a poucos centímetros do solo. Sensação de leveza que à noite é valorizada pela iluminação perimetral na sua base inferior e pela cor preta das paredes.
A caixa é cortada diagonalmente na parte frontal em busca da vista do vale e da cidade, definindo a forma final. Pela sua condição de espaço temporário, privilegia-se a zona de estar exterior e a sala. O objeto é uma peça simples que corresponde diretamente a uma das premissas com que trabalhamos, onde um importante pilar é a procura de elementos claros, de fácil compreensão, fortes e que adquirem carácter através de um bom aproveitamento de materiais e sistemas, bem como das capacidades técnicas dos construtores. Procuramos criar geometrias concretas para contextos específicos, onde a estrutura é a própria arquitetura.